Quem Somos


O Consórcio Interfederativo Santa Catarina – CINCATARINA é um Consórcio Público
(Lei 11.107/2005).

Somos um instrumento de cooperação federativa, constituído como associação pública, com personalidade jurídica de direito público e natureza autárquica interfederativa, uma entidade que integra a administração indireta de todos os entes da Federação consorciados.

Nossas ações são multifinalitárias e nossa área de atuação é o território catarinense, podendo participar os seus 295 municípios, o estado de Santa Catarina e a União.

O CINCATARINA tem por objetivo estabelecer relações de cooperação federativa, por meio de ações de interesse comum, para promover a inovação e a modernização da gestão pública.

Desde 2010 vem servindo a seus consorciados como uma importante ferramenta institucional da gestão associada de serviços públicos, desenvolvendo programas e projetos de atuação governamental, promovendo iniciativas de integração e de fortalecimento de ações compartilhadas, além de ser um braço dos entes da federação, oferecendo soluções de interesse comum que garantem economia de dinheiro público.

Servir aos interesses públicos de Santa Catarina com celeridade, eficiência, racionalidade, ganhos de escala e resultados por meio da coletividade é o compromisso do CINCATARINA.

Identidade Estratégica


Negócio: realização de serviços aos consorciados nas diversas áreas do conhecimento de maneira eficiente para a inovação e modernização da gestão pública.

Propósito: consolidar relações de cooperação federativa.

Missão: aprimorar a gestão dos processos internos da Administração Pública dos entes consorciados.

Visão: ser referência na implantação de resultados eficazes por meio da cooperação interfederativa para economia de recursos públicos.

Valores: celeridade; eficiência; racionalidade; economicidade; transparência; otimização da capacidade operacional; moralidade e ética; cooperação.

Fatores Críticos de Sucesso: poder de compra; economia de escala; equipe multidisciplinar.

Gestão


O Consórcio Interfederativo Santa Catarina – CINCATARINA realiza a gestão associada de objetivos de interesses comuns para entes da federação consorciados.

O CINCATARINA pode ser contratado pela administração pública direta e indireta dos entes da federação consorciados, dispensada a licitação para aquisição de bens ou prestação de serviços.

Também poderá firmar contrato de programa, com dispensa de licitação, para prestar serviços públicos por meios próprios ou sob sua gestão administrativa ou contratual, celebrados com autarquias, fundações e demais entidades da administração indireta dos entes consorciados, sendo ainda possível estabelecer a transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal, ou de bens necessários à continuidade dos serviços transferidos.


Assembleia Geral


O Consórcio CINCATARINA tem como instância máxima, a Assembleia Geral, que conta com a participação de todos os chefes do poder executivo consorciados, podendo ser ordinária ou extraordinária. Em suas pautas cabe a definição sobre a aprovação de novos consorciados, funcionamento operacional interno, eleição da presidência, aprovação do programa de trabalho, o orçamento, entre outros.

A Presidência e Vice-Presidência são definidas em votação aberta durante Assembleia Geral e tem prazo de duração de um ano. Além da vaga de Presidente e Vice, o Conselho de Administração do Consórcio ainda conta com três conselheiros escolhidos pelo presidente com a função de aconselhar, assessorar e dar consultoria auxiliar para a gestão. O CINCATARINA também conta com um Conselho Fiscal, compostos por três prefeitos eleitos para mandato de dois anos, e seus respectivos suplentes.

O cumprimento das determinações do Protocolo de Intenção, do Contrato do Consórcio e do Estatuto são incumbências da Diretoria Executiva, composta por quatro membros, sendo um Diretor Executivo, um Diretor Administrativo, um Diretor Financeiro e um Diretor Jurídico, que exercem funções executivas, administrativas, financeiras, jurídicas, gerenciais e de assessoramento superior do consórcio público, sendo dirigida pelo diretor executivo.

Estrutura Organizacional

Presidência e Conselho de Administração


Ércio Kriek
Presidente do CINCATARINA Prefeito de Pomerode
Gilmar Marco Pereira
Vice-Presidente do CINCATARINA Prefeito de Campos Novos

Conselho Fiscal


Alceu Alberto Wrubel
Conselheiro Fiscal Prefeito de Ponte Serrada
Clemor Antônio Battisti
Conselheiro Fiscal Prefeito de Itá 
Solange Ap. Bitencourt Schlichting
Conselheiro Fiscal Prefeita de Salete

Suplentes


Gilberto Chiarani
Conselheiro Fiscal Suplente Prefeito de Pinheiro Preto
Lademir Fernando Arcari
Conselheiro Fiscal Suplente Prefeito de Irineópolis 
Luci Peretti
Conselheiro Fiscal Suplente Prefeita de Iomerê 

Diretoria Executiva e Controle Interno


André Luiz de Oliveira
Diretor Executivo
Luiz Fernando Raldi
Diretor Financeiro
Mauro Marcelo Cizeski
Diretor Administrativo
Dagmar José Belotto
Diretor Jurídico
Jéssica Schveitzer
Controle Interno

Galeria de ex-presidentes


Wilson Ribeiro Cardoso Junior
01/01/2023 a 31/12/2023 Município de Fraiburgo
Gianfranco Volpato
01/01/2022 a 31/12/2022 Município de Ibicaré
Dorival Carlos Borga
01/01/2021 a 31/12/2021 Município de Videira
Milena Andersen Lopes
01/01/2020 a 31/12/2020 Município de Vargem
Moisés Diersmann
01/01/2019 a 31/12/2019 Município de Luzerna
Lucimar Antônio Salmoria
01/01/2018 a 31/12/2018 Município de Abdon Batista
Luciano Paganini
01/01/2017 a 31/12/2017 Município de Iomerê
Gilberto Amaro Comazzetto
01/01/2016 a 31/12/2016 Município de Caçador
Alcir José Bodanese
01/06/2014 a 31/05/2015
01/06/2015 a 31/12/2015
Município de Rio das Antas
Ivo Biazzolo
01/01/2013 a 31/05/2014 Município de Fraiburgo
Nelmar Pinz
14/10/2010 a 31/12/2012 Município de Fraiburgo