A Carta de Serviços ao Usuário (CSU) do Consórcio Interfederativo Santa Catarina – CINCATARINA, é um documento, com base no Art. 7º da Lei nº 13.460/2017, que visa esclarecer sobre os serviços ofertados pelo CINCATARINA, trazendo ao cidadão, ao ente consorciado e aos fornecedores, informações claras e precisas quanto às formas de acesso, os prazos de resposta, os horários de atendimento e oportunizando um maior conhecimento das atividades desempenhadas pelo Consórcio Público.
Acesso dos cidadãos às informações produzidas e mantidas pelos órgãos e entidades públicas.
Ter em mãos os documentos pessoais para preenchimento do formulário.
Não sendo possível conceder acesso imediato da informação ao cidadão, o órgão/entidade tem prazo de 20 dias para atender à solicitação. Esse prazo poderá ser prorrogado por mais 10 dias mediante justificativa expressa.
De forma virtual, através do link https://lai.cincatarina.sc.gov.br/lai-home/, e-mail, telefone, correspondência ou de forma presencial.
Acesso gratuito.
Através deste serviço, é possível que o cidadão faça sua manifestação, podendo ser reclamação, denúncia, elogio, sugestão, informação ou solicitação para o CINCATARINA, de forma on-line.
Os dados obrigatórios para preenchimento do formulário de cadastro são:
Os demais dados são opcionais.
Para cadastrar a manifestação, é necessário acessar o endereço eletrônico cincatarina.sc.gov.br/ > Menu Transparência > Ouvidoria. Em seguida, será necessário fazer um cadastro.
Os dados obrigatórios para preenchimento do formulário de cadastro são:
Os demais dados são opcionais.
A Ouvidoria do CINCATARINA terá o prazo de 30 (trinta) dias corridos para apresentar resposta conclusiva à manifestação recebida,
que deverá ser encaminhada no domicílio eletrônico indicado pelo usuário no momento do cadastro da manifestação, conforme previsto na Resolução 0223/2023.
De forma virtual, através do link cincatariana.sc.gov.br > Menu Transparência > Ouvidoria ou de forma presencial.
Acesso gratuito.
Assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos aumentando a transparência da gestão pública.
Permitir ao cidadão, acompanhar como o dinheiro público está sendo utilizado e ajudar a fiscalizar a sua correta aplicação.
Serviço disponível de forma virtual, onde é necessário ter acesso à Internet.
Acessar o endereço eletrônico cincatarina.sc.gov.br > Menu Transparência > Portal de Transparência.
Navegar nas opções disponíveis, conforme necessidade da informação.
As informações são atualizadas automaticamente através do sistema de gestão.
De forma virtual, através do endereço eletrônico cincatariana.sc.gov.br > Menu Transparência > Portal de Transparência.
Acesso gratuito.
Oportunidade de estágio, visando à aplicação prática do conhecimento teórico inerente à sua área de formação.
Estar matriculado e frequentando o ensino regular em instituições de educação de ensino superior, de educação profissional, de ensino médio e na modalidade de Educação Jovens e Adultos (EJA).
Acessar o endereço eletrônico pegi.cincatarina.sc.gov.br > Menu Editais > Acessar o edital do ano vigente.
Para informação de vagas disponíveis, acessar o endereço eletrônico pegi.cincatarina.sc.gov.br > Menu Vagas > Acessar o edital de vagas mais recente.
Para efetuar o cadastro, ter em mãos os documentos previstos no Edital.
Acessar o endereço eletrônico pegi.cincatarina.sc.gov.br > Cadastros > Nova inscrição.
Conforme previsto no Edital de Vagas.
Conforme previsto no Edital de Vagas.
Acesso gratuito.
Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e cumprir com o que rege a Legislação, os municípios precisam realizar diversos tipos de análises de água e solo. O CINCATARINA realiza essas análises por meio de laboratórios terceirizados.
As análises envolvem amostras de água superficial e subterrânea e de solo, sendo utilizadas tanto para monitoramento da qualidade da água para consumo quanto para indicativos de contaminação para complementar os estudos ambientais.
Apresentar a demanda do município consorciado ao CINCATARINA:
Após aprovação da proposta pelo município consorciado, este emite o empenho e o encaminha ao CINCATARINA.
Em seguida, é emitida a Ordem de Serviço para a empresa terceirizada, que tem até 15 dias para a realização das coletas.
Para entrega do relatório da coleta e laudo das análises, o prazo é de 45 dias contados da data da coleta.
O prazo dependerá da quantidade de pontos amostrais que serão analisados, mas o padrão de realização do trabalho e entrega dos laudos é de 45 dias.
O trabalho é prestado através de uma empresa terceirizada com a fiscalização da equipe técnica do CINCATARINA.
O valor será estimado com base na quantidade de pontos amostrais, de acordo com o valor da licitação realizada pelo CINCATARINA.
Quanto a fiscalização, esta será por Hora Técnica de trabalho executado, de acordo com a Resolução aprovada com as horas vigentes para o referido ano.
A Central de Compras Públicas do CINCATARINA realiza licitações das quais, nos termos do edital, decorram contratos administrativos celebrados por órgãos ou entidades dos entes da federação consorciados.
Tem como objetivo a realização de licitações envolvendo mais de um órgão ou entidade, atendendo necessidades comuns de ambos.
O serviço atende as disposições legais, aos princípios constitucionais e princípios da lei de licitações, como isonomia, economia de escala, racionalidade administrativa, competitividade e seleção da proposta apta a gerar o resultado mais vantajoso para a administração.
Adesão ao termo de uso de Licitações Compartilhadas, através de solicitação via canais de comunicação.
Após a adesão, é realizado treinamento para uso do Sistema de Gestão de Serviços e Contratos Públicos – GESCON.
Conforme as etapas do serviço.
Todas os procedimentos licitatórios são eletrônicos.
O custo para o uso desta solução está incluso no rateio.
Atendendo a demandas nos segmentos de planejamento e estudos ambientais, o CINCATARINA desenvolve alguns trabalhos executados através de horas técnicas, na área ambiental, visando o licenciamento ambiental de obras e atividades do setor público, projetos diversos, laudos, entre outros, e contribui com os entes consorciados no planejamento, gerenciamento, execução e monitoramento ambiental.
Apresentar a demanda do município consorciado ao CINCATARINA:
Com esses dados, será realizada uma análise prévia do Estudo Técnico necessário, e informado ao Município sobre a capacidade de execução ou não dos estudos.
Caso positivo será apresentado uma Estimativa de Horas para a execução.
O prazo dependerá do tipo de Estudo Técnico Ambiental que será necessário.
O trabalho é prestado através da execução de horas técnicas por equipe própria do CINCATARINA e/ou empresa terceirizada.
O valor será por Hora Técnica de trabalho executado, de acordo com a Resolução aprovada com as horas vigentes para o referido ano.
Sistema de gerenciamento de abastecimentos de frotas e trocas de óleos lubrificantes e filtros, em postos de combustíveis credenciados, por meio de cartão magnético.
Os municípios consorciados ao CINCATARINA podem fazer uso imediato desta solução.
O município consorciado deverá:
Implantação do sistema, trinta dias após assinatura do contrato.
Serviço prestado de forma parcelada conforme uso do município consorciado.
Adesão gratuita ao gerenciamento. O custo para o município será pelo consumo dos serviços (abastecimento, trocas de óleos lubrificantes e filtros).
Gerenciamento da Manutenção Preditiva, Preventiva e Corretiva de Veículos Automotores e Equipamentos, incluindo Pneus, Óleos Lubrificantes e Lavação.
Os Municípios consorciados ao CINCATARINA podem fazer uso imediato desta solução.
O município consorciado deverá:
Implantação do sistema, trinta dias após assinatura do contrato.
Serviço prestado de forma parcelada conforme uso do município.
Adesão gratuita ao gerenciamento. O custo para o município será pelo uso dos serviços (manutenção preditiva, preventiva e corretiva de veículos automotores e equipamentos, incluindo pneus, óleos lubrificantes e lavação).
O CINCATARINA realiza, através da contratação de empresas terceirizadas, a manutenção preventiva e corretiva, melhoria, ampliação e eficientização do sistema de iluminação pública dos municípios consorciados, gerando soluções e economia de esforços através da redução de processos repetitivos (custos operacionais), redução de custos por meio da compra concentrada de maiores quantidades (economia de escala), melhor planejamento das necessidades, além da facilidade de manutenção e uso decorrente da padronização de equipamentos e soluções adquiridas conjuntamente.
Atualmente a prestação de serviços de manutenção de iluminação pública é realizada para 55 municípios consorciados que manifestaram interesse na execução destes serviços.
Para os demais municípios interessados que desejarem realizar os serviços de manutenção de iluminação pública, deverão manifestar formalmente o interesse, e decorrentes de novos estudos de viabilidade, poderá ser lançado novos editais de licitação para o atendimento da demanda.
Aos municípios consorciados que já fazem parte do sistema de manutenção de iluminação pública do CINCATARINA, a prestação dos serviços é realizada de forma total e rotineira.
É facultado ao município, no âmbito desta solução, criar ocorrências no sistema ou encaminhar os munícipes para os canais de atendimento (0800, WhatsApp ou aplicativo) para o registro de ocorrências que necessitam de intervenções.
O Contrato do CINCATARINA com as empresas terceirizadas para a manutenção de iluminação pública, incluem todos os materiais e serviços necessários para a realização dos serviços que serão executados, medidos e cobrados sob demanda; havendo pagamento apenas dos materiais e serviços aplicados.
O CINCATARINA envia relatórios atualizados ao município consorciado, prestando informações dos quantitativos de cada material utilizado e valores investidos mensalmente na manutenção de iluminação pública, bem como seu valor acumulado anual, indicadores de intervenções, gráficos, e demais informações gerenciais.
Para os municípios consorciados que realizam os serviços rotineiramente de manutenção, o prazo máximo de prestação de serviços segue uma tabela quantitativa expressa em edital, que podem variar entre 3 e 12 dias úteis.
A prestação dos serviços é realizada pelas empresas contratadas, de forma rotineira, habitual / diária e “in loco” no município consorciado.
Mensalmente o município consorciado que realiza a manutenção de iluminação pública através do CINCATARINA, efetua o pagamento de R$ 0,60 centavos por ponto de iluminação pública instalado em seu município, conforme Resolução, para custear os serviços de Call Center 0800 e sistema informatizado para gestão das ocorrências; adicionados os valores mensalmente utilizados de materiais e serviços.
Os valores dos serviços prestados são variáveis de acordo com a utilização.
O Plano de Mobilidade Urbana estuda a realidade dos municípios e propõe alternativas que focam no desestímulo ao uso de veículo individual, bem como, cria possibilidades de desenvolvimento humanizado, facilitando o acesso do cidadão e promovendo a acessibilidade.
O estudo desenvolvido pelo CINCATARINA, ainda objetiva a preservação do meio ambiente natural, por meio do controle da emissão de poluentes, em consonância com a Política Nacional de Mobilidade Urbana e o Desenvolvimento Orientado do Transporte Sustentável (DOTS).
Apresentar a demanda do município consorciado ao CINCATARINA:
O serviço é realizado com base na metodologia própria do CINCATARINA, sendo composto pelas etapas: Metodologia, Diagnóstico (leitura técnica e comunitária), Plano de Ações Estratégicas, Elaboração da minuta de lei.
O prazo dependerá do porte do município, sendo o mínimo de 12 meses.
O trabalho é prestado através da execução de horas técnicas por equipe própria do CINCATARINA.
O valor será por Hora Técnica de trabalho executado, de acordo com a Resolução aprovada com as horas vigentes para o referido ano.
O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é um instrumento previsto pela Lei Federal nº 11.445/2007, que trata da Política Federal de Saneamento Básico.
A legislação federal determina que os PMSBs devem ser revisados em prazo não superior a dez anos. No entanto, a maioria dos municípios prevê em suas políticas municipais de saneamento básico que as revisões devem ocorrer em um prazo não superior a quatro anos.
O CINCATARINA atua na revisão de PMSBs, realizando um diagnóstico dos serviços prestados nos municípios, identificando as deficiências e necessidades, e sugerindo propostas de atuação para os quatro eixos do saneamento básico:
Apresentar a demanda do município consorciado ao CINCATARINA:
Diagnóstico Social: Obtenção de dados secundários para descrição de características gerais e da situação socioeconômica do município; análise e atualização da projeção populacional;
Controle Social 1: Realização de comunitárias; disponibilização de questionário de contribuição sobre os serviços de saneamento básico (formulário on-line); e reunião com o Conselho Municipal de Saneamento Básico para apresentação do Diagnóstico Social;
Diagnóstico dos Sistemas e Serviços de Saneamento Básico: Análise dos dados disponibilizados pelo Município; visitas técnicas ao Município para avaliar as infraestruturas existentes e coletar dados; análise e descrição dos sistemas e serviços de saneamento básico existentes no Município; avaliação do cumprimento das metas do PMSB vigente;
Prognóstico dos Sistemas e Serviços de Saneamento Básico: Projeção das demandas dos serviços de saneamento básico ao longo do período de planejamento; análise de alternativas/cenários; ajustes nas ações do PMSB vigente ou definição de novas ações, programas e projetos para o horizonte de planejamento da Revisão;
Controle Social 2: Reuniões com o Conselho Municipal de Saneamento Básico para apresentação e discussão dos diagnósticos e prognósticos.
Versão Preliminar: Compilação dos diagnósticos e prognósticos de cada eixo; elaboração de cronograma físico-financeiro para alcance das metas setoriais atualizadas; descrição de diretrizes para a gestão do plano e definição de indicadores; Elaboração de ações para emergências e contingências;
Controle Social 3: Apresentação da versão preliminar ao Conselho Municipal de Saneamento Básico; Apresentação da versão preliminar em audiência pública;
Versão Final da Revisão do PMSB: Consiste na atualização da versão preliminar para inclusão as informações da audiência pública e alteração/correção do conteúdo (se tecnicamente for identificada essa necessidade).
O prazo dependerá do porte do município, sendo o mínimo de 12 meses.
O trabalho é prestado através da execução de horas técnicas por equipe própria do CINCATARINA.
O valor será por Hora Técnica de trabalho executado, de acordo com a Resolução aprovada com as horas vigentes para o referido ano.
O Plano Diretor consiste em um trabalho com foco na organização do crescimento e da funcionalidade da cidade.
Nele estão contidas regras orientadoras referentes a construção e a utilização do espaço urbano, sejam elas para agentes públicos ou privados.
O Plano Diretor norteia a construção e outros níveis de planejamento, e são regulamentados através do Código de Posturas, Código de Edificações, Uso e Ocupação de Solo e Parcelamento do Solo.
Apresentar a demanda do município consorciado ao CINCATARINA:
O serviço é realizado com base na metodologia própria do CINCATARINA, sendo composto pelas etapas: Diagnóstico (leitura técnica e comunitária), Prognóstico e elaboração da minuta das leis.
O prazo dependerá do porte do município, sendo o mínimo de 18 meses.
O trabalho é prestado através da execução de horas técnicas por equipe própria do CINCATARINA.
O valor será por Hora Técnica de trabalho executado, de acordo com a Resolução aprovada com as horas vigentes para o referido ano.
O Plano de Rotas Acessíveis tem como objetivo principal estabelecer diretrizes necessárias que orientem a construção e reformas dos passeios públicos e travessias de pedestres, de forma a garantir que o deslocamento a pé entre os espaços institucionais, públicos e privados, e o serviço de transporte coletivo possam ser utilizados por todas as pessoas de forma acessível, segura e em conformidade com as normas e legislações vigentes.
Desta forma, o CINCATARINA disponibiliza aos municípios consorciados a elaboração desse estudo, estabelecendo níveis de prioridade de execução em todo o perímetro urbano, baseado nos levantamentos e na realidade local, de modo a proporcionar acesso universal às oportunidades que a cidade oferece.
Apresentar a demanda do município consorciado ao CINCATARINA:
O serviço é realizado com base na metodologia própria do CINCATARINA, sendo composto pelas etapas: Metodologia, Diagnóstico (leitura técnica), Plano de Ações Estratégicas, Elaboração da minuta de lei.
O prazo dependerá do porte do município, sendo o mínimo de 12 meses.
O trabalho é prestado através da execução de horas técnicas por equipe própria do CINCATARINA.
O valor será por Hora Técnica de trabalho executado, de acordo com a Resolução aprovada com as horas vigentes para o referido ano.
O CINCATARINA promove o uso inteligente e eficiente da energia elétrica, bem como seu tratamento, monitoramento e controle, através de projetos elétricos voltados à eficientização da Iluminação Pública.
Serviço disponível aos municípios consorciados ao CINCATARINA.
Após o município consorciado manifestar o interesse na realização de projetos voltados à iluminação pública, deverá encaminhar todas as informações necessárias para a realização de um orçamento prévio, que levará em conta os quantitativos e extensão do projeto, bem como de suas características peculiares.
Após a apresentação e a aprovação do orçamento, é dado início a elaboração do projeto, que será entregue entre 30 e 90 dias (dependendo da complexidade).
A apresentação de proposta ao município consorciado será realizada até 10 dias após o envio de todas as informações necessárias.
A elaboração do projeto será realizada entre 30 e 90 dias (dependendo da complexidade) após a data de aprovação pelo município consorciado.
O projeto será elaborado de forma virtual. Porém, dependendo da extensão e complexidade do projeto, poderá ser solicitado visitas técnicas presenciais para o melhor entendimento da demanda.
Sob consulta, mediante orçamento que será apresentado levando-se em consideração todas as variáveis do projeto.
Através dessas licitações e contratações conjuntas, os municípios consorciados podem utilizar dos serviços de manutenção e recuperação de estradas, ruas e avenidas municipais e/ou municipalizadas que possuam pavimentação asfáltica, com serviços de tapa-buracos (remendos técnicos), recomposição asfáltica, recapeamento, sinalização urbana horizontal e vertical, projetos de pavimentação e sinalização urbana, e levantamentos topográficos georreferenciados (planimétricos e planialtimétricos).
Os Municípios consorciados ao CINCATARINA podem fazer uso imediato desta solução.
O CINCATARINA realiza contratações conjuntas de bens e serviços em favor dos entes da federação consorciados, através de procedimento licitatório, além de acompanhar a execução dos serviços prestados.
Etapas:
Conforme a demanda dos serviços e especificações previstas no edital.
Empresa terceirizada executa os serviços demandas pelos municípios, conforme a Ordem de serviço emita pelo CINCATARINA.
O valor será por Hora Técnica de trabalho executado, de acordo com a Resolução aprovada com as horas vigentes para o referido ano, além dos serviços executados pelas empresas terceirizadas contratadas conforme demanda.
Execução de sondagens de reconhecimento de solo para fins de qualidade ambiental e de projeto e instalação de poços de monitoramento, para subsidiar os processos de licenciamentos ambientais e avaliar as características do solo para fins de obras civis dos municípios consorciados.
Apresentar a demanda do município consorciado ao CINCATARINA:
Após aprovação da proposta pelo município consorciado, este emite o empenho e o encaminha ao CINCATARINA.
Em seguida, é emitida a Ordem de Serviço para a empresa terceirizada, que tem até 10 dias úteis para iniciar os trabalhos.
Para entrega do relatório final, o prazo é de 20 dias úteis contados do término do trabalho de campo.
O prazo dependerá da quantidade de furos de sondagem ou poços, mas o padrão de realização do trabalho e entrega dos laudos é de 45 dias.
O trabalho é prestado através de uma empresa terceirizada com a fiscalização da equipe técnica do CINCATARINA.
O valor será estimado com base na quantidade de profundidade de cada ponto de trabalho, de acordo com o valor da licitação realizada pelo CINCATARINA.
Quanto a fiscalização, a mesma será por Hora Técnica de trabalho executado, de acordo com a Resolução aprovada com as horas vigentes para o referido ano.
O serviço de Telefonia Móvel é uma solução do CINCATARINA disponível aos municípios consorciados.
Disponibilizamos SIM card (chip) das operadoras Claro, Tim e Vivo e efetuamos o gerenciamento e controle das linhas de telefonia móvel.
Os municípios consorciados ao CINCATARINA podem fazer uso imediato desta solução.
O município consorciado deverá:
Trinta dias após solicitação das linhas.
Serviço prestado de forma mensal conforme quantidade de linhas e planos contratados pelo município consorciado.
Consulte planos disponíveis em www.cincatarina.sc.gov.br
O Edital de Licitação permite que o licitante tenha acesso às suas cláusulas, prazos, itens e demais condições/exigências da contratação, sobretudo àquelas que se referem à nova Lei de Licitações 14.133/2021.
A correta elaboração e divulgação do Edital da Licitação permite ao fornecedor conseguir compreender o serviço ou material adquirido, os documentos necessários e suas obrigações e deveres no fornecimento.
O edital também serve para a população tomar conhecimento do que a Administração Pública pretende licitar e contratar.
No mínimo 3 dias para publicação nos veículos oficiais (DOM, DOE, DOU e DC).
No mínimo 8 dias de publicação, até a data da disputa formal, para aquisição de bens/materiais de uso comum.
No mínimo 10 dias de publicação, até a data da disputa formal, para contratação de serviços comuns.
Serviço prestado sob demanda.
Disponibilização gratuita do Edital. Para adesão, necessário pagamento para o Portal de Compras Públicas (plataforma em que é realizada a disputa do Pregão Eletrônico), conforme planos disponíveis.
Verificação de atendimento das marcas para pré-qualificação em fase anterior à disputa, de forma a reduzir o tempo de análise após a fase de lances do pregão e garantir maior confiabilidade do produto adquirido.
No máximo, 10 dias úteis após o recebimento das amostras, caso não haja solicitação de diligência.
No máximo, 13 dias úteis após o recebimento das amostras, caso haja solicitação de diligências.
Serviço prestado sob demanda.
Adesão gratuita.
Os órgãos ou entidades da administração pública dos Entes da Federação, que não fazem parte do Projeto de Licitações Compartilhadas do CINCATARINA e/ou não estejam previstos no edital como Órgão Participante, desde que atendidos os requisitos da Resolução n° 0186/2022, na condição de Órgão Não Participante (carona), poderão aderir à Ata de Registro de Preços - ARP, nos termos e condições previstas no Edital.
15 dias após a instauração do processo administrativo.
Serviço prestado sob demanda.
Adesão gratuita.
Consiste na celebração de cooperações técnicas entre o CINCATARINA e os órgãos ou entidades da administração pública e instituições privadas, visando a promoção de sinergias relevantes para a gestão pública, atendimento às demandas dos entes consorciados, melhoria contínua das atividades finalísticas e entregas eficientes para a sociedade.
Objetiva promover o debate dos assuntos de inovação e modernização pertinentes aos entes da federação consorciados, com órgãos públicos, estaduais ou federais entre outras entidades, em especial com as universidades e associações comerciais e industriais;
Possuir interesse comum para o desenvolvimento de atividades cooperadas, por meio de relacionamentos institucionais coordenados pela diretoria executiva.
O prazo dependerá dos termos acordados em cada caso de cooperação em função da atividade e do interesse dos cooperados.
Conforme definido no termo de cooperação.
Adesão gratuita.
Carta de Serviços atualizada em 03/07/2024