Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Saiba mais acessando nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.
Inovação e Modernização na Gestão Pública
SOMAMOS
293
MUNICÍPIOS CONSORCIADOS
Eficiência, racionalidade, ganhos de escala e resultados por meio da Coletividade
O CINCATARINA alcançou nível máximo na aplicação do Instrumento de Maturidade em Governança e Gestão – IMGG 100, conquistando lugar na Categoria Bronze 4.
Na última quarta-feira (3), durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina – COMAC-SC, em Balneário Camboriú, foi realizada a reunião do Conselho de Executivos de Consórcios Públicos da FECAM, que contou com a participação de dirigentes de consórcios públicos de diferentes regiões do estado.
O encontro foi conduzido pelo coordenador do Conselho, André Luiz de Oliveira, diretor executivo do CINCATARINA, e pela vice-coordenadora, Juliana Demarchi, diretora do CIGAMVALI. Na pauta, foram discutidos e deliberados diversos temas de interesse dos consórcios públicos.
O Conselho tem como propósito fortalecer a governança colaborativa, promovendo a troca de experiências, a construção conjunta de soluções e o aprimoramento da gestão consorciada em Santa Catarina.
O CINCATARINA esteve presente, nos dias 2, 3 e 4 de setembro, no Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC 2025), realizado no Expocentro, em Balneário Camboriú.
Durante o evento, a equipe do consórcio público recepcionou gestores públicos no Espaço Municipalista, um ambiente voltado à troca de experiências e diálogo com os municípios. No local, os visitantes puderam esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do CINCATARINA e conhecer de perto as soluções já disponibilizadas aos entes consorciados.
O COMAC-SC 2025 reuniu mais de 5 mil participantes, contou com 140 palestrantes – entre eles o economista Paulo Guedes e o ministro do TCU, Augusto Nardes – além de mais de 80 expositores. A programação contemplou temas centrais para a administração pública em palcos temáticos como Infraestrutura e Mobilidade; Gestão Pública e Governança; Políticas Públicas; Debates Jurídicos e Técnicos.
Entre os destaques da programação esteve o Prêmio FECAM Práticas de Excelência, que reconheceu 30 iniciativas de referência na gestão pública catarinense.
Promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), o congresso se consolidou como o maior encontro municipalista do estado. Em três dias de intensa programação, proporcionou painéis, palestras e espaços de diálogo sobre inovação, sustentabilidade, desenvolvimento regional e a gestão de consórcios e associações de municípios.
O Summit Cidades já tem data para a sua 5ª edição: 23, 24 e 25 de junho de 2026, no Centrosul, em Florianópolis. O anúncio foi feito pelos organizadores do evento – FEPESE, representada pelo presidente Mauro Fiuza; CINCATARINA, representado pela presidente e prefeita de Iomerê, Luci Peretti; e CIGA, representado pelo vice-presidente e prefeito de Trombudo Central, Marlon Goede.
O lançamento, realizado na noite de terça-feira (5), reuniu autoridades, parceiros e apoiadores, e apresentou o balanço da edição 2025, que atraiu mais de 12 mil participantes ao longo dos três dias de programação.
Com a data definida, o CINCATARINA já iniciou os preparativos para a 3ª edição do Congresso de Licitações — LICITACIN, que integra a programação do Summit Cidades.